As greves que vem [vêm] ocorrendo nas universidades federais do Brasil representam grandes falhas no ensino público do país. Mesmo que muitos alunos sejam prejudicados com as paralisações das aulas, não se pode deixar de considerar estes movimentos como instrumentos democráticos que incentivam melhorias, pois, o direito a [à] greve é assegurado pelo artigo 9º da Constituição federal Brasileira de 1988.
Dentre as reivindicações dos professores estão a reestruturação da carreira dos docentes, o reajuste salarial, melhores condições de trabalho e maior incentivo financeiro por parte do governo às instituições. Essas medidas, se cumpridas, garantirão melhor qualidade de ensino aos alunos. Portanto, além de representar o poder de ação da classe proletária, as greves nas universidades representam também a mobilização dos docentes em prol de melhoras no ensino público, o que é importantíssimo para o desenvolvimento do país.
O Governo Federal deve priorizar a educação de qualidade para que as desigualdades sociais diminuam. Isto se dá por meio de políticas públicas que valorizem a profissão de docente, pelo aumento de salário dos professores – tanto das universidades federais como de todas as instituições públicas – e, principalmente [vírgula] pelo aumento da verba destinada à educação, questões que há muito tempo não são valorizados no país e deixam explícita a falta de comprometimento dos governantes brasileiros com a educação.
Partindo dos princípios adotados acima [vírgula] pode-se considerar justas as reivindicações dos docente, pois, deve-se pensar na qualidade do ensino, algo que não acontece quando há más condições de trabalho e salários injustos aos trabalhadores da área. O prejuízo dos alunos será grande, mas, pior do que perder um semestre de aula [vírgula] é cumpri-lo e não obter resultados satisfatórios. Portanto, professores, uni-vos!
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta, obedeceu à estrutura dissertativa e fez boas colocações em torna problemática proposta. No entanto, faltou apenas um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção! Vá além do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |