O “inverno dos docentes” paralisou quase que completamente o ensino superior, desgastando o calendário dos estudantes nas universidades de todo o Brasil. O Estado com suas míseras propostas nas reuniões para acabar com a greve e a rejeição das ofertas pelos sindicatos dos professores alijam os universitários e os deixam a mercê [à mercê] dessa luta entre interesses.
A intransigência do governo em não “gastar dinheiro” com a educação superior, corroeu [superior correu] as universidades e jogou as responsabilidades para os professores. Estes reivindicaram a ter melhores salários ocasionando a greve com prejuízos, principalmente, para os estudantes.
Não se podem comparar as lutas realizadas por trabalhadores – na Revolução Industrial do século XXVIII – e mais recentemente dos estudantes do Chile e do Quebec, pois esses tiveram uma participação da sociedade em prol de melhores condições de estudo e trabalho. Ademais, não há uma proposta clara, dos sindicatos, para além de um aumento salarial dos educadores.
Há um consenso, porém, em torna da ideia de que os professores devem receber melhores salários, mas a greve não é solução para nada. Os alunos sofrem com a suspensão das aulas. Na pior situação estão aqueles que estudam e moram em outras cidades. Estes estão sem aula, não sabem quando elas recomeçam e alguns não têm como custear tão situação.
Desse modo, atitudes mais condescendentes de ambos os lados, docentes e Estado, poderiam cessar essa greve e viabilizar- com um acordo - uma melhoria de salários e das condições de trabalho e de estudos dos professores e alunos nas universidades brasileiras.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema, porém não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que comprovasse sua posição acerca da questão. Amplie sua análise e crítica e apresente bons argumentos para comprovar sua opinião! Fuja do óbvio e do senso comum!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |