Desde o início do capitalismo, com a primeira revolução industrial, até hoje, a greve mostra-se como importante instrumento reivindicatório e possui grande relevância nas conquistas de classes sociais menos favorecidas e de determinados seguimentos da sociedade que são privados de seus direitos fundamentais de trabalhador e cidadão.
Na educação [vírgula] não poderia ser diferente, pois a greve mostra-se como o único meio encontrado, por professores e servidores, de serem ouvidos pelo governo.Uma vez que, a atual [que a atual] política de desenvolvimento do país exclui a educação de suas prioridades. Porém, sabemos que é impossível obter desenvolvimento real sem compromisso com a educação. Já que esta influencia em vários âmbitos sociais, como diminuição da criminalidade e desigualdade social.
Dessa forma [vírgula] a greve demonstra-se como legítima mobilização pela melhoria da educação do país e deveria ser amplamente apoiada pela sociedade, pois, todos somos afetados pela displicência do governo para com a educação. Prova disso, é a atual greve das universidades federais, que atingiu proporções comparáveis ao descaso do governo.
Portanto, o apoio popular a greve mostra-se de suma importância. Pois, além de reforçar o movimento grevista, mostra a profunda insatisfação do povo brasileiro para com a educação que nos é oferecida e a necessidade de investimentos efetivos no futuro de crianças e jovens que compõem o nosso país.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas colocações. No entanto, não houve um aprofundamento da discussão que permitisse a extrapolação do recorte temático e um crítica análisem. Amplie sua linha argumentativa a fim de melhor retratar e discutir a diversidade de questões que envolvem o recorte temático!
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |