A inviabilidade da greve, e a não preocupação do governo. - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 08/08/2012

Status:

Corrigida
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Um movimento grevista que perdura há tempos já, prejudicando inúmeros estudantes de graduação que batalham diariamente enfrentando os maiores desafios, para um dia ainda terem um diploma em mãos. Onde está a prioridade da educação no Brasil? Onde estão os ministros preocupados com o desenvolvimento científico gerado pelas universidades neste país? Tudo isso irá gerar um atraso imenso em vários aspectos neste país, aonde o esporte, vem antes da saúde e educação.

Não discordo com os professores, eles tem [têm] muito ainda a reivindicar, afinal o país menospreza boa parte dos profissionais responsáveis pela nossa educação, profissionais estes que deveriam ser priorizados em qualquer lugar, e [lugar e] que deveriam ser os mais bem pagos, afinal realizam o mais árduo dos trabalhos, transmitir seus conhecimentos a aqueles que bem querem adquiri-los. Concordo com os docentes em paralisar suas atividades e mostrarem suas forças através da greve, os mesmos [eles] recebem salários baixos para trabalhos tão pesados.

O governo deveria conceber propostas viáveis e que atendessem plenamente a classe dos professores. Pois a falta de aulas está gerando um atraso imenso de produção de conhecimento, e [conhecimento e] um atraso científico incalculável. Obviamente após todos esses períodos de tempo, o governo não se mostra muito interessado em fazer com que os docentes voltem as suas normais atividades, pois os mesmos [eles] não apresentam propostas viáveis para o retorno as [às] aulas.

Poderíamos sancionar tudo isso com um bom planejamento dos docentes juntamente com o governo apresentando suas reais propostas, e avaliando segundo o governo, apresentando viabilidades nas propostas dos docentes, e procurando os melhores caminhos para acabar com todo esse movimento grevista que já está causando enormes prejuízos tanto para alunos como para professores.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto abordou o tema. Porém, realizou uma faltou uma linha argumentativa bem fundamentada para validar sua tese  e retirar sua produção do senso comum. Amplie sua percepção crítica dos fatos para promover um melhor discussão do recorte temático. Leitura é fundamental!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente