Ao contrário do que afirma o pensamento pessimista de alguns sobre a greve nas universidades, elas além de lutarem por uma melhor qualidade de ensino,nos revelam o quanto nossa democracia continua sendo ainda uma possibilidade.
As greves nas universidades,mais do que um alerta ao Estado sobre o reconhecimento de suas falhas,além da de aumentar o percentual do PIB para à educação, é a de revelar tristemente o quanto vivemos num país de democracia ‘’capenga’’ e não entendida,pois só será forte e clara quando a população tiver educação, saúde, alimentação, saneamento básico, ou seja, uma vida social digna.
Pode-se entender a greve,seja qual for a categoria protestante, como um retrocesso evolutivo no que tange a [à] teoria da mente:que afirma de os seres humanos serem capazes de se entenderem, o que não é bem verdade, pois nós seres humanos somos inflexíveis às nossas flexibilidades.As greves sempre permearão no cenário geopolítico,pois o sistema capitalista torna-a propícia.
Enfim,as greves são reações boas,pois há a mobilização de cidadãos conscientes junto ao Estado para o incentivo de criação e fortalecimento de políticas públicas,eficazes e transformadoras:como 10% do PIB para à [a] educação.Tudo isso surtirá efeito,mas para isso acontecer alunos,pais,professores e alunos precisarão colaborar,para que assim possamos viver verdadeiramente num país democrático.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto foi bem escrito e apresentou um bom nível de linguagem. Você poderia ter aprofundado sua discussão para ir além de uma abordagem simplista. Além disso, o foco do tema não era apenas retratar a validade da greve apenas, e sim discutir suas implicações em torno da greve das universidades.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |