A Greve das Universidades Federais que já duram [dura] cerca de dois meses, abre [meses abre] um questionamento: A greve nas Universidades favorece a melhoria na educação pública ou só aumenta a dificuldade de aprendizado no Brasil?
Vemos que cada vez mais cresce o índice de greve nas Instituições Federais. E dessa vez, foi [vez foi] à [a] mobilização dos professores que querem um reajuste salarial, atingindo assim a paralisação nos trabalhos de 57 das 59 Universidades Federais.
O corpo docente busca então uma valorização maior para o professor como reconhecimento de uma boa educação.
Contudo, os maiores prejudicados são os estudantes. Sabemos que a qualidade da educação pública no Brasil é baixa e ainda as Universidades Federais fechadas, em greve, atrasa completamente o ano letivo que terá que avançar até o início de 2013, deixando universitários atrasados e invectivados no seu curso.
Infelizmente, ainda temos que conviver com a falta de prioridade na área da educação por parte das autoridades e do governo. Medidas já deveriam ter sido feitas para a solução reivindicada na greve, pois as Universidades já deveriam está [estar] funcionando e o reajuste salarial dos professores resolvido, afinal a educação e os estudante tem que ser primazia.
Comentários do corretor
Seu texto falou do tema, porém desenvolva uma linha argumentativa visando melhor explorar o recorte temático e ir além de uma abordagem simplista e superficial da questão. Você poderia ter desenvolvido seu texto visando responder à pergunta feita na introdução.
Amplie suas ideias e argumentos!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |