A defasagem do ensino público brasileiro e o descaso político quanto a esse tema já se tornam um clichê, no entanto com intuito de mobilizar a população em favor de uma qualidade de ensino, as universidades e institutos educacionais federais pararam suas atividades, reivindicando questões ignoradas pelo governo.
As primeiras greves nacionais ocorridas no ano de 1917 revolucionaram a categoria operaria [operária] que organizada discutiu os anseios trabalhistas, assim hoje fazem os funcionários das instituições de ensino, que vêem [veem] nas interrupções o momento propício para debater temas e demandas do ensino (não somente a remuneração), esta situação favorece a comunhão entre essas entidades, a fim de encontrarem as propostas de intervenção estatal mais adequadas de acordo com as suas necessidades particulares.
Com essas instituições não se fazem somente de docentes e técnicos, as greves permitem que toda comunidade acadêmica mais a externa venham a ter conhecimento dos assuntos debatidos, e também propicia que estes se juntem nas reivindicações em prol da melhora do ensino nacional.
Portanto, cabe ressaltar que a discussão envolta da educação pública é que gera essas paradas, logo a criação de uma organização estatal com representantes das instituições, encarregadas de se reunirem periodicamente debatendo demandas e gerando propostas de melhoria, evitaria as interrupções das atividades escolares.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta, porém realizou uma abordagem simplista da questão. Amplie seus argumentos e sua percepção crítica dos fatos. Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |