Ato contraditório - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 08/08/2012

Status:

Corrigida
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A greve é uma recusa, resultante de acordo de operários, estudantes, funcionários, enfim, a trabalhar onde o dever os chama, enquanto não sejam atendidos em certas reivindicações. No entanto [vírgula] acaba prejudicando diversos setores, como saúde, educação e transportes, à medida que vai passando os dias da greve, maior os transtornos enfrentados de quem precisa.

Desse modo, diversos estudantes em universidades federais sairão prejudicados por causa da greve dos professores, dessa forma, é um instrumento contrário ao ensino público, e quem sai perdendo são os milhares de estudantes. Tudo indica que deverão concluir o calendário letivo de 2012 em 2013, certamente os professores lançarão alguma proposta para o governo a fim de que ele aceitará, para [aceite para] não complicar a situação dos estudantes ainda mais.

O movimento grevista deve ser encarado como um ato contraditório à educação brasileira, este movimento já passou dos limites, e aproveitando à ocasião, que antes a educação no Brasil enfrentava diversas dificuldades, como por exemplo, a falta de ensino de qualidade e sem investimentos nas estruturas das escolas, com essa mobilização ficou pior, vergonhoso para toda a sociedade brasileira.

Assim, a greve nas universidades federais do país, vem [paíse vem] sendo contra a educação pública, pois ela prejudicará um atraso enormes aos estudantes, e ainda muitos transtornos para o cidadão, que necessita desta entidade educacional, sendo assim, um instrumento contra a educação pública do país.

Comentários do corretor


Você apresentou suas ideias em relação ao tema, porém não estabeleceu uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada que validasse sua posição. Mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações. Vá além do senso comum!

 

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Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente