O Brasil está vivenciando uma grande paralização das universidades federais que tentam alcançar seus objetivos. Esses que são os melhores salários, reformas nas condições de trabalho e investimentos. São meses de greve, muito barulho e movimentação, e o que alcançaram? Alunos sem aula e nada de progresso.
A greve, certamente [vírgula] é a maneira mais justa e objetiva para alcançar à melhoria. Seja no transporte público, na saúde ou no trabalho. Deste modo, as greves das universidades federais não seriam diferentes, estas buscam avanço para o ensino que há muito foi esquecido. Porém, isso não esta [está] dando muito certo, depois de longo período [vírgula] nenhuma abdicação foi atendida, prejudicando muitos alunos e futuros profissionais.
Todavia, mesmo que prejudicados [vírgula] os alunos serão os mais beneficiados quando as melhorias forem alcançadas. Se o governo, por exemplo, investir em qualificação dos professores com cursos, aumento de salários, esses poderão se aperfeiçoar e trazer cada vez mais conhecimento para sala de aula, formando profissionais ainda melhores.
Haja vista que as greves são necessárias. Os indivíduos dentro de uma coletividade devem utilizar dessas ferramentas para ter seus anseios alcançados. Levando em conta a forma como estão sendo aplicadas e sua duração, pois vivendo em uma sociedade em que tudo está tão interligado a falta [à falta] de um setor prejudica à [a] todos os demais.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e fez boas colocações. Contudo, não houve uma linha argumentativa bem fundamentada que comprovasse sua tese e levasse seu texto a ir além do senso comum. Amplie sua percepção crítica acerca dos fatos!
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |