Melhorias em prol da satisfação - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 08/08/2012

Status:

Corrigida
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Nesse ano, ocorreram greves em diversas instituições federais de ensino superior no Brasil, sendo considerada até então, a maior paralisação já realizada no país. Os docentes lutam pela reestruturação da carreira e o reajuste salarial como pontos principais e, com isso, mais de um milhão de estudantes estão sendo afetados, consequentemente entrando em greve também, para pedir melhorias nas condições de ensino. É isso que os alunos precisam, melhor ensino, e não docentes cada vez mais aumentando os conflitos referentes das greves.

Recentemente, ocorreu a notícia de que universidades ainda mantêm a greve e, por isso, não iniciam o segundo semestre. Do ponto de vista de Aloizio Mercadante – ministro da Educação – todos os acordos firmados em 2011 foram cumpridos pelo governo, e nesse cenário, não vê justificativa para uma greve da categoria neste momento.

Está muito claro que a greve acaba sendo prejudicial na vida dos estudantes e, contudo, não é inteligente da parte dos docentes uma greve desse patamar no atual momento, tendo em vista as propostas cumpridas pelo governo no ano anterior. Na situação da educação pública no Brasil, o nível de ensino não é nem um pouco satisfatório, o país fica em 88º no ranking da educação mundial, conforme o ano passado, e mesmo assim grevistas insistem na mobilização que acaba gradativamente afetando a educação pública no Brasil.

Infelizmente, o país não atinge a satisfação dos estudantes, a solução seria parar de mobilizar tão repetidamente gerando conflitos e ingressar na melhoria do ensino cada vez mais.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta e abordou o tema. No entanto, seu texto não evidenciou uma leitura crítica e atenta dos pressupostos da coletânea, além disso não houve uma linha argumentativa bem fundamentada para validar sua tese. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente