Temos visto no presente ano a paralização das universidades federais em todo o Brasil. Reinvindicações, protestos, exigências tem [têm] sido feitas com o objetivo de lutar por direitos que tem [têm] sido negligenciados pelo Governo Federal. Esse panorama tem sido característico não só das universidades, mas também da educação de modo geral.
A luta grevista desta classe – professores universitários – tem como alvo o aumento salarial, melhores condições de trabalho, entre outros motivos. Das 59 universidades federais no país, 95% destas aderiram à greve. Em virtude disso, os alunos são prejudicados, a possível perda do semestre leva-os a não aceitarem a greve e a desconsiderarem a causa originária a esta, a negligência do Governo.
De acordo com o que tem sido protestado, há falta de condições de trabalho. De fato isso tem ocorrido, pois há campi em que cursos funcionam em barracões, bem como há a falta de laboratório a algumas delas, e ainda por cima há universidades com esgoto a céu aberto; daí a indignação por parte destes docentes. Outra causa deste movimento é a busca pela garantia do aumento salarial, pois há outros profissionais do Governo que chegam a ganhar 3 vezes mais que estes professores, a saber, deputados federais. É uma vergonha se pregar o avanço da educação, se o próprio Governo desvaloriza seus professores federais.
Esse descaso do Governo a [à] educação não se restringe as [às] universidades. Nas escolas de nível fundamental e médio ocorrem igualmente todos estes problemas. O salário do professor é baixíssimo, os materiais de trabalho destes estão em más condições de uso, há falta de merendas, falta até mesmo de docentes – impedindo assim haver aulas. É por este motivo que as greves deveriam alcançar os ensinos iniciais, não somente as instituições federais. A realidade é que muito pouco se investe no ensino público do no nosso [nosso] país.
Em virtude disso [vírgula] é justa a medida adotada pelos professores universitários, isto é, a greve. Dessa forma [vírgula] ficará claro que a educação não pode seguir com “remendos”, e que seus problemas não podem passar por despercebidos. Sem uma educação de qualidade, não há futuro para a nação, e qualidade quer dizer: bons salários e boas condições de trabalho. Desta forma [vírgula] a educação avançará.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez muito boas considerações em torno da problemática imposta! Parabéns! No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de dar força a sua argumentação!
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |