As greves ultimamente tem [têm] sido o meio mais utilizado pelos trabalhadores para exigirem seus direitos, porém isso tem [têm] deixado muitas pessoas prejudicadas.
Milhares de universitários estão sendo prejudicados por causa das greves nas universidades federais, isso tem causado uma certa desvalorização da educação publica [pública] do país, pois a educação não esta [está]sendo prioridade nesse caso.
Os grevistas alegam que falta estrutura na rede publica [pública] de ensino, o que por sua vez é um problema muito comum neste país. Os grevistas exigem melhorias na carreira profissional e aumento salarial significativo, porém se as condições de trabalho fossem péssimas[vírgula]mas o salário alto, talvez a greve não fosse necessário [necessária]. Não é justo que milhares de estudantes universitários sejam prejudicados de tal forma, sendo que os maiores culpados disso são as autoridades que não fazem caso do assunto, não dão devida atenção a [à] educação publica [pública] do país, tão pouco boas condições de trabalho.
É evidente que o descaso do governo com situação da rede publica de ensino já passou dos limites, por isso é necessário que os maiores prejudicados com isso, lute [isso lutem] pelos seus direitos, pois ficar de braços cruzados seria aceitar a impunidade.
Todos nós temos o direito de ter acesso a [à] educação publica de qualidade, mas infelizmente isso não acontece no brasil [Brasil] e as greves acabam sendo um meio de protesto contra isso, o problema é que muitas pessoas acabam sendo prejudicadas com isso, então é preciso que as autoridades encare [encarem] o problema com seriedade e tomem devidas providências para resolver ou amenizar o problema, pois a educação dos jovens determinará o futuro do país.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em relação ao tema proposto. Porém, seu projeto de texto não estabeleceu uma linha argumentativa bem fundamentade que retirasse sua produção do senso comum. Dessa forma, mobilize fatos e exemplificações concretas. Além disso, leia e produza mais a fim de desenvolver sua percepção crítica acerca dos fatos!
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |