Paralização Democrática - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 08/08/2012

Status:

Corrigida
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O cenário da educação pública no Brasil nunca foi estável, desde que as instituições educacionais foram implantadas. Atualmente, o país enfrenta uma das suas maiores greves nas universidades federais, refletindo a maneira como o governo lida com a questão da educação no país. Salários insuficientes, ausência de um plano de carreira que condiz com a realidade desses profissionais, falta de estrutura nas universidades e principalmente falta de verba para a educação são um dos problemas enfrentados.

A base para o crescimento de um país começa na educação que é oferecida para sua população. No Brasil, foi anunciado que apenas dez por cento do PIB será destinado á [à] educação. Ao mesmo tempo, vemos com frequência mais investimentos para um dos maiores eventos esportivos do mundo: A Copa.

Todos os anos o governo oferece milhares de bolsas de estudos para aquelas pessoas que desejam ingressar no ensino superior. Mas na realidade, atrás desse disfarce vemos universidades abrigando um número excessivo de alunos em nome de um suposto avanço na educação.

Com a ascensão econômica no Brasil, é preciso que todos tenham uma base sólida de conhecimento, para que possam contribuir com a sociedade. E é necessário que a principal categoria envolvida, os professores, sejam bem remunerados pelo seu trabalho.

A greve que está acontecendo é a forma mais democrática de tentar ao menos solucionar um problema que não é recente. O histórico da educação no país mostra o descaso do governo neste setor, sendo este movimento o mais apropriado para a reivindicação de melhorias para a educação e consequentemente para o país.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto foi bem escrito, atendeu à proposta e soube fazer colocações pertinentes em torno do tema. Faltou apenas trazer fatos e exemplificações concretas para dar força à sua argumentação. Realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente