A mobilização de professores e alunos, faz [alunos faz] governo reavaliar a educação no brasil [Brasil] . As principais causas são melhores salários, qualificação profissional para aqueles e educação de qualidade para estes.
No brasil, os professores são os profissionais com nível superior de menor sálario, além disso não há uma valorização nem um plano de carreira adequadamente definido. Em prol disso, como forma de protesto, aderiram à greve paralizando [paralisando] em torno de 57 Universidades. Na história recente, no período da ditadura milítar, os trabalhadores e metalurgicos [metalúrgicos], também, fizeram mobilizações socias reivindicando melhores salário [salários] e condições de trabalho.Com essas comparações, nota-se que o governo, só da [governo só dá] a devida importância ao caso atravéz [através] de mobilizações e paralização [paralisação]. Logo, trata-se de uma questão política, e espera-se que a solução seja tomada o mais breve possivel [possível].
Vale lembrar, que [lembrar que] os mais prejudicados são os estudantes, pois já estão há mais de dois meses sem aula. Embora, união nacional do estudante (UNE) aproveitando-se da ocasião, também, fizeram uma mobilização estudantil que visão [visam] uma educação de qualidade, incluindo laboratorios [laboratórios], bibliotecas e pesquisas[vírgula] tudo conforme o padrão e a nessecidade de cada Univesidade. Além disso, querem um investimento em torno de 10% do PIB em educação. Todos sabem que o Brasil nessecita de um investimento em todas as redes de ensino publico [público]. Com tais mobilizações, alguns acordos políticos devem ser tomado [tomados], seria, talves [talvez], a hora de uma reivindicação total na educação pública?
Portanto, investimentos no reajuste salárial dos professores e melhoria na educação para os alunos, é [alunos é] assunto que não deve ser negligenciado, pois, isso é dever do estado [Estado] numa sociedade democratica [democrática]. Sendo assim, para um país realmente desenvolver-se, uma educação solida e de qualidade tem que ser umas das prioridades.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto. Porém, não houve uma linha argumentativa plausível que retirasse sua abordagem do senso comum. Além disso, atente-se à norma padrão da língua.
Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |