A educação no Brasil há muito tempo vem precisando de reformas e melhorias, e lutar para que essas reformas aconteçam é necessário, pois é preciso que o Estado perceba que a educação é muito mais do que uma sala, um professor e uma lousa [vírgula] é na verdade um instrumento de mudança social, evolução técnico-científica e crescimento econômico e saudável de uma nação.
No quesito educação [vírgula] o Brasil não só está atrasado em relação à parte do resto do mundo [vírgula] como também faz feio em relação a países sulamericanos [vírgula] como entre outros Argentina e Chile, assim como outros países em desenvolvimento como a China, que está seguindo exemplos como do Japão, Coréia e outros primos asiáticos que se tornaram potencias [potências] mundiais só com o seu modelo educacional.
Logo a greve na universidade não só é válido [válida] como também é um recurso para tentar reverter esse caos educacional que ultimamente o país vem sofrendo, já que ao contrário do que possa parecer é uma forma de “gritar” e chamar atenção das autoridades e da mídia, mesmo que sofrendo descaso por parte do estado [Estado], uma mobilização desse tipo levanta a antiga retórica educacional: Quando o estado vai abrir os olhos para a educação? Para ter essa resposta é preciso antes de tudo cobrar massivamente do governo medidas eficazes.
Mesmo que parte da mobilização tem [tenha] como objetivo reajuste salariais, o aumento de greves e escândalos na área educacional vem mostrando ao país que mudanças precisam acontecer em todos os sentidos. Como consequência[vírgula] aos poucos o estado vai abrindo “seus olhos” e alargando horizontes na área educacional percebendo que se não fizer mudanças continuará atrasado em relação ao mundo.
Considerando essa problemática [vírgula] a mobilização irá ajudar não só o estado [Estado], mas a toda a população a refletir sobre o atual modelo educacional e fazer da mesma a cobrar por mudanças. Consequentemente investimentos nesse setor começaram a acontecer quando o governo perceber que a educação não só enriquece a cultura [vírgula] como também o valor de uma nação.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto retratou bem a problemática imposta pelo tema. Faltou apenas um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para dar força à sua argumentação, comprovar sua tese e retirar seu texto do senso comum!
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |