Já não é de hoje que o Brasil é alvo de criticas [críticas] em relação à educação, sempre foi feito pouco demais por um setor tão importante para o desenvolvimento do país, uma vez que não há um bom investimento na educação e a valorização do professor, é gerado conflitos e nenhum acordo, sendo que ao iniciar uma greve a classe docente não está visando apenas a própria melhoria, mas a melhoria da educação oferecida a milhares de estudantes.
Enquanto no Japão os professores são um dos profissionais mais valorizados e bem remunerados, no nosso país [vírgula] os mesmos [docentes] sofrem com o descaso do governo, trabalhando muitas vezes em um ambiente mal cuidado e ganhando um salário humilhante; [humilhante.] O fato dos professores recorrerem a movimentos grevistas, é [grevistas é] muitas vezes repugnada pelos governantes por esta acabar prejudicando os estudantes, entretanto, como é para a melhoria da educação [vírgula] não deixa de ser válida tal manifestação, mas infelizmente o poder público não vê da mesma forma, tão pouco estando nosso país prestes a sediar a Copa do mundo, ou seja, cartão vermelho para o governo novamente.
Os bons profissionais com certeza tiveram ao longo de sua formação boas condições de estudo e bons professores, mas infelizmente boa parte deles vieram de famílias de classe média e alta e pagaram de sua própria renda para tal, mas o que nosso país precisa é da melhoria do público, do que é facilmente acessível a todos, mas como os que estão no poder não defendem tal ideia os próprios professores correm em busca dos seus direitos e defendem a melhoria da educação paralisando a execução do seu trabalho, uma vez que o poder público faz o mesmo ao deixar muitas vezes escanteada a educação do país.
Sendo assim, a greve dos professores das universidades federais não deve ser encarada como uma situação em que apenas prejudica os estudantes, mas sim como um movimento social a favor do desenvolvimento do país e dos indivíduos que o formam. Que entre em campo a boa educação já!
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e retratou bem a problemática do tema. Porém, sua linha argumentativa não ultrapassou o âmbito do senso comum. Dessa forma, procure mobilizar fatos e exemplificações concretas para dar força à sua argumentação, além disso, leia e produza mais a fim de ampliar sua percepção crítica em torno dos fatos.
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |