A parada coletiva e voluntária realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios; [benefícios,] como o aumento do salário, melhoria nas condições do trabalho é característico da greve.Ou seja,greve é [vírgula] sobretudo,a luta pela garantia de direitos imprescindíveis para classe trabalhadora.
Porém,o que se pode perceber,como qualquer outro direito , a greve traz em contrapartida deveres como o de manter os serviços essências á [à] comunidade. A educação sofre os efeitos da greve,em andamento,de professores de instituições públicas que querem suas reivindicações atendidas.
Entretanto,por outro lado,a necessidade de professores recorrerem a greve demonstra a crônica falta de qualidade na educação brasileira.Além disso,os atuais 5% do PIB(Produto Interno Bruto) investidos na educação,comprova a ausência de investimentos públicos nessa área,na qual torna-se indispensável reivindicar condições de melhoria e valorização geral na educação.
Reivindicar direitos é antes de tudo,um [tudo um] conceito consagrado em sociedades democráticas.Entender,esse [Entender esse] conceito é reafirmar a consciência de que os cidadãos detêm de promoverem a coesão social.
Os professores exigem reajuste salarial,reestruturação na carreira dos docentes,a garantia de investimentos públicos em educação para 10% do PIB,condições de estudos,enfim [vírgula] exigências fundamentais para exercerem a cidadania que todos,incluindo o Estado tem o direito e o dever de desempenharem.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em relação ao tema, contudo, seu projeto de texto realizou uma abordagem simplista e superficial da questão. Apresente uma linha argumentativa plausível e extrapole o âmbito do senso comum! Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |