A educação, como um direito social de todo brasileiro ,reputado um dos mais essenciais para estrutura garantidora do desenvolvimento do país, enfrenta uma crise, em especial no ensino superior.
O corpo docente e discente, são [discente são] os mais afetados, que por sua vez compõem uma grande parcela da população do país.
Universitários sedentos pelo saber e professores sedentos por uma justiça social, mais social mais igualitária] igualitária. Estes manifestam por uma maior valorização e reconhecimento de seu papel preponderante na sociedade , o que de fato não se verifica.
Isso explica as razões determinantes pelas quais esses profissionais promoveram a greve.
A verba destinada a educação não está atendendo os anseios, a melhoria salarial na qual fazem jus os profissionais da educação pública.
A greve é o meio legítimo, democrático que o cidadão deve valer-se para mobilizar, reivindicar mudanças ou melhorias que atenda ao interesse de sua respectiva categoria, que [vírgula] por conseguinte, atenda ao interesse público.
Os professores exercem esse meio legítimo a fim de que o governo nacional,viabilize, [nacional viabilize] equilibre e amenize os efeitos negativos oriundos de um tímido reconhecimento.
Para cada coisa um reajuste segundo sua complexidade e necessidade. O professor da rede publica [pública] de ensino superior certamente não deve estar ausente desta premissa.
Convém ressaltar que uma primeira providencia [providência] que deveria ser acatada é o reconhecimento que ocasione uma melhoria salarial e [vírgula] em seguida, melhoria na estrutura que este profissional atua juntamente com uma maior disponibilização de materiais, instrumentos modernos e eficazes que proporcionem mais qualidade no desempenho e na prestação de serviços aos acadêmicos.
Comentários do corretor
Organize melhor suas visando obedecer à estrutura dissertativa. Estrutura seu texto em parágrafos, apresente fatos e exemplificações concretas e preocupe-se com a clareza e precisão de sua produção. Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |