Educação pública: reivindicar para assegurar - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 07/08/2012

Status:

Corrigida
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A educação, como um direito social de todo brasileiro ,reputado um dos mais essenciais para estrutura garantidora do desenvolvimento do país, enfrenta uma crise, em especial no ensino superior.

O corpo docente e discente, são [discente são] os mais afetados, que por sua vez compõem uma grande parcela da população do país.
Universitários sedentos pelo saber e professores sedentos por uma justiça social, mais social mais igualitária] igualitária. Estes manifestam por uma maior valorização e reconhecimento de seu papel preponderante na sociedade , o que de fato não se verifica.

Isso explica as razões determinantes pelas quais esses profissionais promoveram a greve.

A verba destinada a educação não está atendendo os anseios, a melhoria salarial na qual fazem jus os profissionais da educação pública.

A greve é o meio legítimo, democrático que o cidadão deve valer-se para mobilizar, reivindicar mudanças ou melhorias que atenda ao interesse de sua respectiva categoria, que [vírgula] por conseguinte, atenda ao interesse público.

Os professores exercem esse meio legítimo a fim de que o governo nacional,viabilize, [nacional viabilize] equilibre e amenize os efeitos negativos oriundos de um tímido reconhecimento.

Para cada coisa um reajuste segundo sua complexidade e necessidade. O professor da rede publica [pública] de ensino superior certamente não deve estar ausente desta premissa.

Convém ressaltar que uma primeira providencia [providência] que deveria ser acatada é o reconhecimento que ocasione uma melhoria salarial e [vírgula] em seguida, melhoria na estrutura que este profissional atua juntamente com uma maior disponibilização de materiais, instrumentos modernos e eficazes que proporcionem mais qualidade no desempenho e na prestação de serviços aos acadêmicos.

Comentários do corretor


Organize melhor suas visando obedecer à estrutura dissertativa. Estrutura seu texto em parágrafos, apresente fatos e exemplificações concretas e preocupe-se com a clareza e precisão de sua produção. Leitura é fundamental!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 0.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 4


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente