A greve nas instituições federais de ensino superior, que já ultrapassaram mais de dois meses sem aula, já prejudicam [prejudica] os alunos devido prevista alteração no calendário acadêmico que se estenderá até 2013. Mas, é preciso fortalecer o movimento em prol do objetivo que é a valorização plena do ensino superior público.
Há anos que alunos e professores lutam na defesa de suas instituições. Os discentes reivindicam melhores condições de ensino, pesquisa e extensão, enquanto os docentes que além destes itens pedem ainda valorização profissional, melhores condições de trabalho e salários. As lutas são justas devido ao objetivo principal que é exclusivamente a melhoria das universidades federais, que nos últimos anos passam por um duro processo de sucateamento a abandono por parte do Governo Federal.
Nos últimos anos [vírgula] o Brasil está sendo invadido por inúmeras faculdades particulares que oferecem a facilidade do acesso ao aluno sem que ele preste vestibular. Quando este já está cursando descobre que aquela instituição não oferece ensino de qualidade e, às vezes [vírgula] nem está registrado junto ao MEC, fazendo com que o estudante se forme, mas nunca tenha um diploma. Esta é uma das causas do movimento grevista, impedir que o Governo Federal invista pesadamente seus recursos nestas faculdades em detrimento das universidades públicas.
O Brasil e os brasileiros precisam desassociar a ideia de que o que é público não presta ou não tem qualidade. Temos excelentes universidades públicas a exemplo da USP e da UNICAMP que merecem inclusive destaque internacional. É preciso que o governo invista em projetos que valorizem os profissionais e estimulem os alunos, aplicando uma fatia considerável do nosso PIB em educação, e diga não a transferência de recursos à iniciativa privada lutando contra as privatizações das universidades. Do contrário, a luta continua.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema e atendeu à proposta. No entanto, a fim de dar força à sua argumentação e enriquecer seu projeto de texto, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |