O movimento grevista dos docentes de diversas faculdades federais brasileiras, já [brasileiras já] se extende por mais de dois meses. Por um lado, a reivindicação por melhorias de condições de trabalho e por outro alunos de todo país, que além de um sistema de ensino carente, estão sendo prejudicados pela falta de aula.
As greves ultimamente estão sendo cada vez mais utilizadas para reivindicar melhorias em algum sistema, principalmente para melhorias no trabalho, e é isso que professores de faculdades federais aderiram para suas reivindicações. As condições precárias de trabalho e salários incompatíveis com a importância da profissão de professor, foram [professor foram] o estopim para essa mobilização, que reivindica além de um reajuste salarial, melhorias no sistema educacional público.
O ponto negativo da paralização, é [paralisação é] que milhares de alunos de todo país estão sendo prejudicados pela falta de aula, o que ocasiona o atraso de matérias e até mesmo a perda do semestre em seus cursos. Com um sistema tão precário de educação [vírgula] isso é bem ruim, tendo em vista que muitos alunos já passam para o ensino superior com dificuldades, pela falta de suporte que o ensino fundamental e médio fornecem ao aluno.
Um exemplo a ser seguido pelo Brasil é a Finlândia, segundo documentário exibido pela Tv Cultura, a Finlândia possui 98% de seus alunos em escolas públicas e apenas 2% em escolas privadas, sendo seu modelo de ensino igual para as duas instituições e professores respeitados e reconhecidos como um importante fator na formação de seus alunos.
Creio que esse seja o modelo de educação reivindicado pelos professores, que tanto o ensino público quanto o privado, sejam[privado sejam] iguais e de boa qualidade e que suas remunerações sejam equivalentes a sua importancia perante a sociedade. Os estudantes brasileiros, merecem [brasileiros merecem] um ensino de qualidade e profissionais bem remunerados.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto, porém faltou uma linha argumentativa mais crítica e que realizasse um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para comprovar sua tese e retirar seu texto do senso comum.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |