A greve dos professores, que em alguns lugares já ultrapassa a marca dos cem dias, parece ter chegado ao fim. Pelo menos por parte do governo, que afirma já ter encerrado as negociações, mesmo não atendendo as reivindicações de toda classe, mas apenas parte dela.
Os professores estão divididos entre três sindicatos: Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica Profissional e Tecnológica). Apenas a Proifes aceitou a nova proposta do governo, que entre outros quesitos, aumenta o salário de professores com dedicação única e com mais títulos. Porém [vírgula] este sindicato representa apenas 20 mil docentes, ainda ficando de fora 65 mil profissionais representados pelos dois outros sindicatos, ou seja, a maioria das instituições em greve ainda vão ficar fechadas.
A paralização, portanto, é algo muito necessário em nosso país e já deveria ter acontecido há muito tempo. Apenas a educação pode levar um país pra frente, porém no Brasil ela é deixada por último. Os professores merecem ser reconhecidos em sua carreira e ter aumento salarial, já que alguns de classe mais baixa chegam a ganhar aproximadamente 600 reais (o que o governo nega, é claro). Nesse sentido, uma melhor remuneração salarial vem estimular os professores a querer ensinar, a ter prazer no que fazem, além de estimular também os jovens a entrar nessa área, que cada vez tem sido menos procurada.
Em alguns estados, os próprios estudantes (que o governo alega tanto que são os mais prejudicados) entraram na luta e também declararam greve em apoio a seus mestres. A educação precisa ser prioridade, e a hora de revidar não é agora, já que cem dias não são nada perto do futuro de muitas gerações.
Sendo assim, a greve vem como uma forma de chamar a atenção do governo para a educação, para dizer que nós queremos e precisamos de mais e que nosso país não é feito só de futebol e carnaval, mas também por pessoas que reivindicam seus direitos e visam um futuro melhor.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto e fez colocações pertinentes. Contudo, faltou uma análise mais crítica da questão e um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) a fim de dar força à sua argumentação e comprovar sua tese.
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
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