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Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 07/08/2012

Status:

Corrigida
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Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se a manifestação de movimentos do tipo grevista realizado por maioria das vezes pela classe dos trabalhadores. A recente greve nas Instituições federais tem prejudicado milhares de estudantes, enquanto o corpo docente da mesma busca por reajustes no piso salarial e no plano de carreia. Mas [vírgula] será essa mobilização realmente em prol da educação pública?

A maioria dos jovens veio de escolas públicas e sempre tiveram que lidar com a tal famosa “greve”, que se alastra a cada ano. Mas nunca se vê resultado positivo e a situação permanece a mesma [igual]: são instituições de ensino impróprias, poucos recursos didáticos e muitas vezes falta de profissionais qualificados. E o termo “educação” acaba sendo desenvolvido de forma inadequado [inadequada] e insuficiente.

Por outro lado [vírgulase vê [vê-se] profissionais da educação em busca de seus direitos, lutando por aquilo que o Governo deveria oferecer. Essas manifestações normalmente são de caráter profissional, não estão diretamente ligadas à questão de melhorias da educação no país, esse assunto acaba não tendo um foco central e nem a devida atenção das Autoridades.

Em virtude do que foi mencionado [vírgula] percebemos que esse movimento, nesse contexto, volta-se a reivindicação dos profissionais da área da educação e não em prol da educação. Não deveria ser necessário tal acontecimento, seja qual for à [a] parte a ser defendida, automaticamente o país deveria estabelecer e desenvolver um plano mais eficaz que mudasse essa paisagem vivida há muitos anos.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez considerações em torno do tema. Contudo, faltou uma linha argumentativa melhor fundamentada que validasse sua tese e promovesse uma boa discussão em torno do recorte temático. Extrapole o senso comum! Leia e produza mais!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente