Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se a manifestação de movimentos do tipo grevista realizado por maioria das vezes pela classe dos trabalhadores. A recente greve nas Instituições federais tem prejudicado milhares de estudantes, enquanto o corpo docente da mesma busca por reajustes no piso salarial e no plano de carreia. Mas [vírgula] será essa mobilização realmente em prol da educação pública?
A maioria dos jovens veio de escolas públicas e sempre tiveram que lidar com a tal famosa “greve”, que se alastra a cada ano. Mas nunca se vê resultado positivo e a situação permanece a mesma [igual]: são instituições de ensino impróprias, poucos recursos didáticos e muitas vezes falta de profissionais qualificados. E o termo “educação” acaba sendo desenvolvido de forma inadequado [inadequada] e insuficiente.
Por outro lado [vírgula] se vê [vê-se] profissionais da educação em busca de seus direitos, lutando por aquilo que o Governo deveria oferecer. Essas manifestações normalmente são de caráter profissional, não estão diretamente ligadas à questão de melhorias da educação no país, esse assunto acaba não tendo um foco central e nem a devida atenção das Autoridades.
Em virtude do que foi mencionado [vírgula] percebemos que esse movimento, nesse contexto, volta-se a reivindicação dos profissionais da área da educação e não em prol da educação. Não deveria ser necessário tal acontecimento, seja qual for à [a] parte a ser defendida, automaticamente o país deveria estabelecer e desenvolver um plano mais eficaz que mudasse essa paisagem vivida há muitos anos.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez considerações em torno do tema. Contudo, faltou uma linha argumentativa melhor fundamentada que validasse sua tese e promovesse uma boa discussão em torno do recorte temático. Extrapole o senso comum! Leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |