Atualmente,o Brasil acompanha mais uma greve do setor público.Dessa vez,foram as universidades federais que pararam suas atividades em prol de uma melhor educação.O movimento que reivindica,entre outras cois [coisas],aumento salarial e melhores condições de trabalho,parece não ter efeito e ,acima de tudo,reafirma o descaso do governo com a educação pública brasileira.
De fato [vírgula] a greve das federais, ja dura [federais já dura] mais de dois meses e mais de cinquenta universidades aderiraram ao movimento.Os professores,reinvindicam [professores reinvindicam] maior reconhecimento profissional,por meio de um melhor salário,além de pedirem maiores envestimentos [investimentos] na educação,pois,segundo eles,as universidades estão com péssimas condições estruturais,o que prejudica o ensino.
No entanto, a greve parece apenas trazer prejuizos [prejuízos] para a educação,pois o governo assiste ao movimento de forma passiva,sem que reais providências sejam tomadas,enquanto milhares de estudantes são prejudicados,já que,em muitos casos,as atividades do primeiro semestre não foram concluidas e possivelmente terão o calendario [calendário] de 2012 estendido até 2013,para que consiguam cumprir a carga horaria [horária].
Disso depreende-se que,a greve [que a greve] das federais seriam válidas para uma melhor educação,se o governo,dessa maneira,atendesse as reivindicações,porém não é isso que está acontecendo e nem há sinais que possa acontecer.O descaso com a educação é,mais uma vez,reafirmado e a população prejudicada,e novamente,o fracasso parece ser o único resultado da greve.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto abordou o tema proposto. Porém, realizou uma abordagem simplista e superficial da questão. Amplie sua linha argumentativa, realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) e amplie sua percepção crítica acerca dos fatos.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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