O objetivo do presente texto é fazer uma análise acerca da greve das universidades federais,uma ação justa que busca melhorias para a classes dos docentes,que enfrenta uma realidade de desvalorização,e [desvalorização e] [vírgula] consequentemente [vírgula] para o ensino público.
Greves acontecem quando uma determinada classe trabalhadora está insatisfeita com as condições trabalhistas. Dessa forma, a greve das universidades é uma medida louvável,que vislumbra melhorias no ensino público.A educação é muito importante para ser menosprezada e para ser alvo de investimentos irrisórios,por [irrisórios por] parte do governo.Dessa forma [vírgula] a greve é um instrumento de luta socialmente justa que visa alcançar progresso nesse âmbito.O principal objetivo dos grevistas é o aumento salarial,tendo em vista que o salário do professor,no Brasil,é desproporcional com a importância do trabalho exercido pelo referido profissional.
Como bem disse Paulo Freire:"a educação pode não ser a alavanca da transformação social,mas sem ela essa transformação não se dá".Assim sendo,a educação é pressuposto para transformações sociais,porém está sendo tratada com descaso.O sistema educacional brasileiro está em uma situação caótica e isso se deve em parte a desvalorização e a má remuneração dos professores e a greve tenta,justamente [vírgula] mudar essa realidade deplorável e penosa.
É necessário que o governo federal ouça os apelos dos profissionais da educação e passe a investir mais na educação,valorizando o salário dos professores.Pois só valorizando o professor é que haverá progressos na educação,tendo em vista que só se tem educação de qualidade com profissionais bem remunerados e valorizados .Portanto,se faz urgente melhorar a situação trabalhista do professor brasileiro,e isso poderá ser feito garantindo aos professores formação profissional qualificada e salários justos e dignos.Como bem disse Lya Luft [vírgula] "O fator educação terá de ser visto como o mais importante de todos".
Comentários do corretor
Suas colocações foram pertinentes e retrataram bem a problemática do tema em si. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático para levar sua produção à excelência. Dessa forma, amplie sua percepção crítica dos fatos, extrapole o que já foi discutido pela coletânea e realize um bom trabalho com os recursos argumentativos.
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |