Há muitos anos várias categorias trabalhistas vêm lutando para conquistar melhorias no seu dia a dia como profissionais em diversas áreas. O exemplo é a Revolução de 30 instituída na Era Vargas que deu início às revoluções trabalhistas no Brasil. Muitas coisas mudaram após essa época, mas muito mais devem mudar, na educação e no trabalho.
Os docentes mais uma vez estão lutando pelos seus direitos, não só financeiros, mas também em termos de reconhecimento, é muito importante ressaltar que em todos os rankings de profissões no Brasil (em sites como UOL, o globo, entre outros), as profissões na área da educação são más [mal] postas e não são reconhecidas. O ensino é muito importante para todas as outras profissões, pois todas dependem de alguém para ensinar e instruir.
Se os professores conquistarem com a sua luta o reconhecimento, automaticamente a educação será atingida mudando para melhor. Não importa se as intenções de todos os grevistas são realmente a fim da educação, ou só de conquistas pessoais! O que todos deveriam saber é que a educação está nesse jogo, não só porque as aulas estão paralisadas[vírgula] mais [mas] porque o resultado afetará a educação do Brasil.
Infelizmente [vírgula] a única maneira dos chefes de governo perceber as dificuldades, é com esse tipo de atitude radical. Mas se todos, incluindo alunos, professores, diretores, secretário e todos os cidadãos unissem aos professores nessa luta, com certeza isso já teria se finalizado, só que o maior problema da população brasileira é que não sabemos agir, somente falar, reclamar, discutir e impor opinião. Na hora em que todos perceberem que basta! E tomarem atitudes o governo terá a obrigação de resolver a situação. Mas como até os governantes percebem a falta de preocupação dos estudantes (que são os principais afetados), eles não temem e assim não agem em prol das melhorias. O problema é saber até quando isso irá durar, até onde irá! Tem que mudar e para melhor.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta, porém você poderia ter realizado uma análise mais crítica e aprofundada da problemática do tema em si. Além disso, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Leia e e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |