Greve: educação pública ou melhor distribuição salarial? - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 07/08/2012

Status:

Corrigida
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A greve que já se estende por dois meses reivindica recursos para as universidades e aumento salarial, porém estes professores já estão formados, alguns com mestrado e doutorado, enquanto outros nem chegaram a estudar.

Pode-se dizer que os professores em greve, querem [greve querem] aumento de impostos, resumindo, aqueles nem não podem cursar um ensino superior, porque são pobres e passam por dificuldades, tem [tem que] pagar por aqueles que tiveram uma melhor oportunidade e já estão formados.

Segunda o princípio da diferença de Rawls só deve existir desigualdade se servirem como incentivo para benefício de todos, portanto seria mais justo que esses professores utilizassem seu nível educacional para conseguir recursos para as universidades, como conseguir contratos com empresas que financiam pesquisas.

Por outro lado, os salários no Brasil são realmente injustos, pois um policial rodoviário ganha mais do que um professor com doutorado.

Portanto [Portanto,] a greve não seria em prol da educação publica [pública,] e sim em prol de uma melhor distribuição salarial.

Como já dizia o filósofo Karl Marx [Marx:] “Mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição dos movimentos sociais: contra o capital e o Estado.” Porém [Porém,] os professores e o Estado deveriam repensar sobre o que é melhor para o país neste momento, uma melhor educação pública ou um salário mais justo?

Durante a greve [greve,] os professores não trabalham e ainda são remunerados, enquanto os alunos saem muito prejudicados, pois estão sem aulas. A educação deveria vir sempre em primeiro lugar, pois somente a educação é capaz de melhorar nosso país.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta ao se posicionar diante da problemática do tema. No entanto, procure trazer fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações e validem sua tese. Vá além de uma abordagem simplista! Além disso, evite deixar frases soltas ao longo de seu texto. 

Sucesso!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente