Greve: instrumento ludista nas universidades? - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 07/08/2012

Status:

Corrigida
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As greves nas universidades, tão comuns em nosso século, revelam-se como um papel transformador e conquistador de direitos. Na busca por melhores salários, boas condições de trabalho... os docentes das universidades federais apelam ao governo por mais de dois meses e, até agora, a greve persiste. É essencial que existam, sim, as greves, no que diz respeito à luta por uma educação pública de qualidade, tanto para os alunos, no sentido de um bom ensino a eles, quanto para os docentes, no que tece a [à] valorização deles.

É bem verdade que a luta dos operários de máquinas, nas indústrias da Inglaterra, no século XIX, por condição de trabalho e salário melhores, desencadeou numa série de greves, dando origem a sindicatos e a movimentos, como o ludismo e o cartismo. Nesse caso, a mobilização gerada fez com que tais objetivos fossem alcançados. É justamente esse o verdadeiro teor de um movimento grevista: o de mudar. De modo análogo, as greves nas universidades devem estar engajadas no sentido de romper com a desvalorização dos docentes, exigindo pagamentos adequados a cada categoria de trabalho.

Além disso, deve-se analisar que prolongar a greve por muito tempo, como o que está acontecendo nas universidades federais, é injusto e errôneo, já que isso atrasa as atividades acadêmicas e, por assim ser, prejudica os estudantes. Na luta por melhorias, a greve deve ser, sim, uma ferramenta essencial para mudar o terrível “quadro negro” da educação brasileira, mas estipular um limite para aquela [ela] é indispensável, não prejudicando, assim, os mais inocentes pela falta de valorização dos docentes, por exemplo. Talvez, como afirma a escritora Lya Luft, o maior problema de todos não é a educação infeliz de nosso país, mas sim a falta de valorização dos profissionais e, mais do que isso, dos educadores.

Assim sendo, vemos que o papel das greves nas universidades é de extrema importância, na busca [importância na busca] por melhores pagamentos e valorização dos docentes. É fundamental que sejam investidos na educação uma maior parcela do nosso PIB, para [PIB para] mudar a tristeza da educação brasileira deficiente, o que possibilitaria um ensino de qualidade em nossas instituições acadêmicas. Mas que a greve venha para transformar, não extrapolando, portanto, o seu verdadeiro sentido. Que o espírito grevista dos operários metalúrgicos do ABC paulista, à época da Ditadura, possa permanecer e influenciar positivamente os docentes das universidades.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta, evidenciou seu conhecimento de mundo acerca dos fatos que o rodeiam, além de ter feito uma boa discussão em torno da problemática imposta. Parabéns! No entanto, será que estipular um tempo à greve não seria uma forma de limitar o seu alcance? Seja crítico e extrapole o recorte temático! Leia sempre!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente