Movimentos grevistas tem [têm] a função de lutar por direitos não reconhecidos. Declarar greve para uma classe que está sendo desrespeitada, é [desrespeitada é] reivindicar por tributos pelo qual, aqueles [pelos quais aqueles] indivíduos têm por direito. A desvalorização de professores e funcionários de universidades públicas vem acrescentando algo a mais para uma má educação. Para isso, deve-se então prevalecer uma conciliação entre Estado e manifestantes para uma justa causa de seus direitos.
A paralisação de grandes universidades vem trazendo aos alunos prejuízos que podiam ser evitados. Por conta disso, muitos estudantes atrasam nas disciplinas, em consequência também sua formatura e sua ingressão ao mercado de trabalho. A má educação ainda é um problema que o país enfrenta.
A dedicação de muitos alunos para ingressar em uma faculdade que possibilite ser um bom profissional, ainda [profissional ainda] se torna mais difícil depois que se conquista a aprovação por várias paralizações que acontece [acontecem] em universidades públicas de todo o país, atrasando a qualidade da educação. Professores reivindicam por melhores salários e de condições do ambiente de trabalho, fato que causa transtorno para o Estado e os grevistas por sempre estarem em conflito.
Em relação a tudo isso, é necessário que o Estado apresente melhorias que beneficiem alunos e professores, para que obtenha-se [que se obtenha] um avanço na educação. Além do mais, com a valorização desses profissionais poderíamos obstruir greves desnecessárias a qualquer custo. O reconhecimento da categoria traria para universitários uma melhor qualidade na educação.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta ao apresentar ideias em prol da abordagem do tema. No entanto, procure mobilizar fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese sobre a questão. Além disso, procure ir além da abordagem superficial ao tecer uma análise crítica e bem fundamentada da questão.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |