A paralisação na maioria das universidades e institutos tecnológicos brasileiros a mais de dois meses, mostra [meses mostra] a falta de investimentos públicos no setor. Essa greve deve ser entendida sim como uma mobilização em prol da educação pública, pois desde 2010, os servidores que tem grande apoio da maior parte dos estudantes, que sem duvidas [dúvidas] são os mais prejudicados com a paralisação, ouvem [ouve] apenas promessas do governo federal.
Recentemente a comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovou na Câmara dos Deputados a aplicação de 10 por cento do PIB em políticas de investimentos na área. Atualmente apenas 5,1 por cento do Produto Interno Bruto é destinado a esse setor. Essa medida do PNE, mostra [PNE mostra] como existe uma defasagem de recursos nesse domínio. As reivindicações dos servidores vão além de melhorias salariais, eles também reclamam da política de expansão das universidades federais feitas pelo governo, através do programa REUNI, que é feito sem um planejamento adequado provocando um déficit nas condições de trabalho, o que consequentemente afeta a aprendizagem dos acadêmicos.
Outro fator que expõe a legitimidade da greve é o apoio de grande parte dos estudantes, a UNE (União Nacional dos Estudantes) já declarou apoio oficial ao movimento. Isso mostra que os universitários também estão insatisfeitos e, que [e que] as reclamações dos servidores são verdadeiras. Entre as melhorias reivindicadas pelos estudantes estão: bandejão em todos os campus, melhor assistência estudantil, mais salas de aulas, laboratórios e bibliotecas.
Diante dos fatos, fica evidente que essa greve não está somente acontecendo pela busca de interesses de uma minoria, o que poderia justificar uma ilegitimidade do movimento, pelo contrário, quando várias categorias sejam elas dos professores, servidores e estudantes, se juntam pela busca melhorias, fica claro que realmente existem deficiências a serem sanadas pelo governo federal e como se trata de um setor que tem grande reflexo no desenvolvimento país e de seus cidadãos, elas devem ser solucionadas o mais brevemente.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações em torno do tema proposto. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático. Dessa forma, procure realizar um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua produção e explorar as diversas possibilidades de ideias que o recorte temático favorece.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |