A greve nas universidades é uma maneira sim de melhorar a condições de educação no país. É reivindicando melhores remunerações e condições de trabalho aos professores que tem [têm] sido muito mal valorizados, apesar de sua essencialidade, que se conseguirá docentes muito mais qualificados para o Brasil obter um ensino de qualidade, contrário ao que se observa nos dias atuais.
Não é de hoje que mobilizações como esta ocorrem no Brasil, seja em prol da educação, de condições de vida e trabalho melhores ou de governos mais democráticos (Diretas já – Caras pintadas),é fato que essa forma de luta -para fazer valer direitos e reivindicações que não são atendidas por dirigentes do país -esta [está]presente na história não só do Brasil,como do mundo.
Além de péssimos salários,ainda se submetem a riscos como agressões físicas e verbais, ameaças de morte por adolescentes que se revoltam com sua autoridade. Também ameaçam a vida quando se propõem a dar aula em comunidades carentes denominadas favelas, onde docentes tentam em meio a tiroteios,e [tiroteios e] circulação de drogas levar uma oportunidade de vida melhor a jovens discentes que tem [têm] tudo para mudar essa realidade.
Portanto,conclui-se que mobilizações que geram greves ocorrem por serem a ultima [última] alternativa de se obter direitos que são banalizados pelos governates [governantes] ,enquanto estes se envolvem em escândalos como o chamado Mensalão,onde dinheiro que deveria ser investido em saúde,educação é desviado para seus próprios bolsos.É necessário que os que os elegeram (nós) reivindiquem seus direitos mesmo que seja através de paralisações conjuntas para que a justiça possa ser feita num país onde muitos “tampão [tampam] os ouvidos e vendam os olhos” para problemas que são sempre “renováveis” numa era voltada para sustentabilidade!
Comentários do corretor
Seu projeto de texte atendeu à proposta e abordou o tema. No entanto, faltou percepção crítica para analisar e refletir em torno da questão proposta e, assim, promover uma boa discussão em torno da questão. Seu texto não extrapolou o senso comum.
No mais, atente-se à ortografia!
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |