Ouvidos "Fechados" - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 06/08/2012

Status:

Corrigida
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A greve é uma realidade que se faz presente há algum tempo em nosso meio e a cada dia toma maior proporção tanto em termos de tempo de duração, quanto a respeito das consequências irreparáveis geradas na vida do aluno. Um exemplo disso é a atual paralisação dos docentes nas universidades federais do país. No entanto, é uma medida necessária, pois já dizia Martin Luther King [King:] "A greve, no fundo, é a linguagem dos que não são ouvidos".

Nesse sentido, percebe-se um grande descaso das autoridades com relação ao atraso salarial, ou mesmo, abaixo do piso (salário mínimo estipulado pelo sindicato) proposto. Atrelado a essas irregularidades, o precário investimento no ensino público do país, além da desvalorização desses profissionais por parte da própria sociedade, faz com que a situação torne-se cada vez mais alarmante. Sendo assim, é justificável a reivindicação por mudanças e melhorias em prol da classe docente. Porque da forma convencional, por vezes, sofrem oposição desfavorável as exigências propostas.

Ao mesmo tempo, o que não pode ocorrer é a utilização desse instrumento por motivos insignificantes ou irrelevantes. É bem certo que deve ser usado em último dos casos, ou seja, quando não houver outra maneira de resolver o impasse. Lamentavelmente, com isso, quem é afetado são os estudantes, devido à desestruturação no calendário do ano letivo, ocasionando atrasos e sendo necessária a reposição das aulas - isso, quando efetivadas, visto que, muitas vezes, não são repostas - gerando insatisfação e desmotivação dos universitários.

Dessa forma, é necessário um bom senso por parte dos grevistas na hora de estabelecer uma paralisação repentina das funções a serem desempenhadas. Somado a isso, um investimento do governo em detrimento de uma melhor educação e a valorização dessa profissão tão importante em todos os setores da sociedade. A fim [sociedade a fim de] de haver uma perpetuação estável, ou mesmo, equilibrada, livre de greves. Pois se assim não o for, elas prosseguirão acontecendo, uma vez que os ouvidos, ainda, continuarão "fechados".

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta, apresentou um bom nível de linguagem, além de ter feito boas considerações em torno do tema proposto. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência. Para isso, leia mais, aguçe sua percepção crítica e mobilize seu conhecimento de mundo para tecer sua argumentação. Vá além do óbvio! Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente