A greve nas universidades federais é o estopim do problema grave que é a educação no Brasil. É uma forma de mobilização justa, mas que deveria ser o último recurso no processo de reinvindicação por uma educação de qualidade.
O direito de greve é garantido aos trabalhadores que querem galgar melhores condições de trabalho e um salário melhor, pois geralmente é o único momento em que eles conseguem ser vistos e ouvidos pelos patrões e pela população em geral. Mas geralmente antes da greve [greve,] outras medidas são realizadas como reuniões, e [reuniões e] mesas de negociação que normalmente não são atendidas, culminando assim na greve.
A greve dos professores federais é sim uma mobilização justa, pois a reinvindicação não é só por razões salariais, é também por um ensino público de qualidade, reconhecimento e valorização da classe docente, e [docente e] por uma melhor estrutura nas universidades [universidades,]entre outras questões.
A valorização do professor é uma forma de apreciar também a educação e os estudantes, pois o trabalhador bem remunerado vai ter mais motivação para ensinar, e [ensinar e] uma estrutura adequada com recursos didáticos e equipamentos modernos contribui para um melhor aprendizado dos estudantes.
O movimento grevista prejudica os estudantes por um período, mas, entretanto [entretanto,] tem motivações justas que pretendem alcançar ganhos para todos os envolvidos e um futuro melhor para a educação em nosso país. Portanto [Portanto,] a greve é um instrumento válido de reivindicações em prol do ensino público.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta e abordou o tema. Porém, não houve uma linha argumentativa forte e plausível que promovesse uma boa análise crítica da questão. Dessa forma, procure mobilizar fatos e exemplificações concretas, vá além da abordagem superficial e amplie sua percepção crítica. No mais, atente-se às regras de uso da vírgula!
Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |