É notório que a educação de qualidade é requisito imprescindível para um país crescer e minimizar as desigualdades. Infelizmente [Infelizmente,] nossos representantes não dão a devida atenção a essa mazela brasileira e continuam a deixar em segundo plano o que deveria ser prioridade para qualquer país.
Em nações desenvolvidas [desenvolvidas,] a educação é tratada de outra maneira [maneira,] o que justifica o atual desenvolvimento dessas nações. Enquanto eles investem massivamente na formação educacional dos seus cidadãos, o Brasil caminha lentamente e se conforma com promessas de campanhas eleitorais. O Estado joga todo o encargo aos professores. Esses se deparando com precárias condições de trabalho, veem nas greves a única forma eficaz de conseguir melhorias para sua área.
A desvalorização do professor no Brasil é vergonhosa. Os professores das universidades federais estão em greve e sem acordo a cerca de dois meses. Se a vida deles não é fácil, as dos professores de base é ainda mais crítica. Alguns chegam a enfrentar três períodos por dia de trabalho para ter um salário razoável. Infelizmente [Infelizmente,] esse cenário se dá principalmente por falta de consciência de cidadania da própria população.
O povo brasileiro é o maior responsável por escolher sem critérios os governantes que estão pondo a comandar o país. Mas também é o único que pode mudar esse quadro cobrando por melhorias e dando apoio à classe docente.
Um país desenvolvido e igualitário se constrói priorizando a educação. Portanto, no dia em que todos os brasileiros forem conscientes, e, seja por meio de greves, manifestações etc [etc.,], impor e exigir investimentos em educação, nosso país caminhará para figurar entre as grandes nações.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas colocações em torno da problemática do tema. Parabéns! No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar sua produção à excelência. Dessa forma, procure ampliar seu nível de leitura para aguçar sua percepção crítica e realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).
Leia e produza sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |