A educação é o passo essencial para o aprendizado, sem ela não podemos viver nesse mundo de concorrências, sem ela nos tornamos pessoas alienadas frente a [à] sociedade. Mas, o que estão fazendo com o direito do cidadão a uma educação digna,eficaz e de qualidade? Será que o problema não está na base primária do aprendizado? Ou talvez tudo se deva aos movimentos grevistas que não facilitam em nada à [a] educação brasileira e mundial?
Na Bahia [Bahia,] a greve não se dá somente nas escolas públicas, mas também nas universidades(como na UFBA [UFBA,] por exemplo)que infelizmente duraram 115 dias, afetando milhões de estudantes. Os professores reinvidicaram ajuste de salário e melhores condições de trabalho que por fim acabou como uma disputa entre os professores e o governo para saber quem conseguiria vencer,sabendo que já tem um perdedor: O próprio estudante.
Se as escolas de ensino fundamental e médio que são nossa base preparatória para o ingresso em uma universidade já sofrem com greves impróprias e ilegais, imagina como deve ficar o nosso ensino superior,péssimo é claro.
As melhorias das condições de trabalho, os ajustes de salário devem sim acontecer, pois os governantes do nosso país não estão lá por acaso, se os colocamos lá é porque queremos melhorias e não perda de tempo com movimentos grevistas, o ministério da educação não existe só para enfeitar, ele existe justamente para resolver essas e outras questões, existe também para se evitar mais prejuízos ao ensino superior brasileiro.
Cabe a nós estudantes corremos [corrermos] atrás de nossos direitos a uma educação de qualidade, e [qualidade e ] cabe aos governantes deste país vergonha na cara e realmente uma ação eficaz e justa em relação a [à] educação, pois não é atoa [à toa] que na nossa bandeira está escrito ordem e progresso e a nossa educação em si está necessitada de ordem e principalmente de progresso.
Comentários do corretor
Você apresentou suas ideias em prol de sua opinião sobre o tema. Porém, faltou do domínio do assunto para promover uma boa análise e discussão da questão. Dessa forma, amplie seu nível de leitura a fim de aguçar sua percepção crítica. Além disso, procure trazer fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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