Os movimentos grevistas no Brasil tiveram sua primeira aparição há muitos anos atras*, mas eram rapidamente repreendidos. Com o passar dos anos [anos,] diversas reivindicações foram surgindo e atualmente podemos assistir diversas reportagens nas mídias socias [sociais] sobre as greves que ocorrem em diversas partes do pais [país].
Os professores da rede pública de educação, por exemplo, sempre fazem paralisações em prol da melhoria da educação no país,seja nas escolas ou universidades federais.
Eles sempre reivindicam melhores salários, mudança no plano de carreira [carreira] entre outras questões, porém [porém,] essas greves [greves,] apesar de serem uma maneira de buscar uma melhoria na educação brasileira,muitas vezes prejudicam seriamente milhares de estudantes, que correm até risco de perder o ano letivo.
Cabe as autoridades brasileiras ouvir todos as reclamações feitas pelos professores da rede pública de educação e buscar melhorias reais que visem trazer o melhor para todos.
Se possível [possível,] eles devem aceitar algumas condições impostas por nossos "mestres", pois um país que não possui jovens capacitados não se desenvolve, e [desenvolve e] para que os jovens sejam capazes de cuidar do futuro da nossa nação é necessário cuidar melhor dos nossos "tios e tias".
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta e retratou o tema. No entanto, realizou uma abordagem simplista e superficial. Dessa forma, amplie sua discussão ao trazer fatos e exemplificações concretas que comprovem sua tese. Além disso, lembre-se que ler e escrever é fundamental para desenvolver sua percepção crítica acerca dos fatos.
Sucesso!
"Há muitos anos atrás" é um expressão redundante*.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |