A greve é uma mobilização popular em prol de favorecimentos para o trabalhador, a fim de forçar o governo a atender os desejos da classe grevista. Consoante a isso, os professores das universidades federais fizeram uso deste mesmo recurso para conseguirem reformas na educação, pois é deficitário o sistema educacional brasileiro.
O movimento grevista deve ser encarado como uma forma justa de lutar pelo reconhecimento de uma classe, uma forma de expressar o querer popular e uma maneira de exercer a democracia. Um exemplo disso foi o no período do Regime Militar, em que o fechamento dos sindicatos era uma das maiores formas de repressão social.
Milhares de estudantes, diante da instabilidade causada pela greve do corpo docente, ficam impossibilitados de reagir e são os principais afetados. Mesmo que a paralisação seja um instrumento eficaz na busca dos direitos da população, ela não pode prejudicar uma classe em detrimento da outra, haja vista que os alunos não fizeram a escolha de aderirem à manifestação.
A partir daí entra a atuação do governo como provedor das necessidades sociais e mantenedor da ordem. O mesmo Estado que deveria solucionar essas diretrizes, desvia a verba da educação para outros fins e induz as mídias a propagarem a idéia [ideia] de que a falta de aulas, o atraso curricular e as demais conseqüências [consequências] da greve é culpa dos professores. Sendo que estes últimos só querem ter participação nas decisões políticas, fazendo jus ao papel de cidadãos.
A iniciativa tomada pelos mestres educacionais de promover este movimento foi importante para eles serem mais valorizados pela sociedade, bem como trazer à tona as negligências governamentais no âmbito educacional. A população em geral deve cobrar das autoridades estes direitos sonegados, para que o Brasil seja realmente “um país de todos.”
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta, fez boas considerações, além de ter se desenvolvido de forma clara e precisa. Porém, não houve extrapolação do recorte temático para levar sua produção à excelência. Amplie sua análise crítica, realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) e extrapole o que já foi discutido pela coletânea.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |