A greve é o meio utilizado desde 1871, com a greve dos tecelões da Fabrica [Fábrica] de Lanifícios de Oeiras. É á forma de uma categoria protestar e reivindicar algo, atualmento [atualmente] no Brasil [Brasil,] o ensino público esta [está] longe do esperado.Temos a greve dos professores estaduais [federais] que alegam o descaso politico com a educação que já dura 72 dias, portanto séra [será] que essa mobilização é em pró [prol] ao ensino público?Contudo [Contudo,] o governo alega descaso com os alunos pelo fato de comprometer o ano letivo.Séra que os professores estão sendo egoistas?Ou o governo não esta [está] com compromisso com a sociedade?
No Brasil [Brasil,] os professores da rede pública são muito desvalorizados e mal renumerados em relação a outros cursos superiores e a prova disso é o fato de que a maioria das crianças e adolecentes não querer ser professores.A Categoria não luta só por aumento salárial [salarial] ,mas por valorização [valorização,] simplismente [simplismente] porque se eles: vereadores, prefeitos, governadores e presidentes sabem ler e escrever é por causa dos professores que o qualificou [os qualificaram], mas isso é que os "poderozos [poderosos]" querem, uma sociedade ingnorante [ignorante e] sem conhecimento dos seus diretos, aceitando merrecas do governo, sem reivindicar por melhorias.Essa luta é de todos, por um mundo melhor.
O governo alega descaso dos professores pela falta de compromisso com os alunos, e que é puro egoismo [alunos e que é puor egoísmo] e que isso ira [irá] comprometer o ano letivo atrazando [letivo, atrasando] os alunos,sendo cerca de mais de 1 milhão de alunos sendo preujidicados [prejudicados].
O descado [descaso]com o professor é muito grande, o governo asina [assina] um contrato e não cumpre.Isso comprova tudo.O professor é o inicio [início] de tudo, merece uma renumeração digna, estruta [estrutura] nas escolas, segurança contra violencia [violência].Essa luta é de todos nós cidadãos que queremos um mundo melhor [melhor,] mais justo e com mais oportunidades, eles não lutam só por uma boa renumeração, mas também por uma vida digna e ensino de qualidade poís [qualidade, pois] se você ganha bem,trabalha bem e é o que importa: insino [ensino] e renumeração digna.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto atendeu à proposta, porém não estabeleceu uma linha argumentativa bem fundamentada para comprovar sua posição, além dos graves erros relacionados à norma culta. Dessa forma, organize suas ideias, apresente argumentos fundamentados em fatos e exemplificações concretas e, o mais importante, leia e produza mais!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |