Greve nas universidades: mal que vem para bem - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 06/08/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A legalidade para a realização de greves foi uma importante conquista proveniente da evolução dos direitos trabalhistas, constituindo-se em um dos principais instrumentos que os trabalhadores dispõem para lutar por melhores salários e condições de trabalho. O nosso país já foi palco de vários movimentos grevistas, e atualmente [grevistas e atualmente] lida com um de extrema importância, constituído por professores de 58 universidades federais em todo o Brasil.

Visto que, apesar dos avanços e melhorias nos últimos anos, a educação é um dos pontos que para os brasileiros mais deixa a desejar em relação a acesso, qualidade e investimento, tal situação se torna até previsível. Os educadores têm um papel fundamental na construção de uma sociedade, mas essa relevância não se reflete na remuneração desses profissionais, restando-os realizar mobilizações como a greve.

Embora a paralisação dos docentes, por falta de acordo, já esteja entrando na sua quinta quinzena, prejudicando principalmente os estudantes universitários, que sofrem com os consequentes atrasos no andamento dos cursos, essa ação pode tornar-se um importante aspecto na melhoria da educação dos mesmos [deles], se atendidas forem as reivindicações, pois a satisfação dos professores no ambiente de trabalho influencia positivamente na qualidade de ensino.

Por tanto [Portanto], cabe ao governo maior esforço e disposição para estudar o caso e chegar à melhor proposta o mais rápido possível, para que alunos e professores possam voltar, sem mais atrasos e prejuízos, às salas de aula das universidades. Quando o assunto é educação, não há gastos, apenas investimentos!

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta e fez boas considerações em torno da problemática imposta pelo tema. Porém, a fim de superar as expectativas e apresentar uma linha argumentativa plausível e bem fundamentada, você poderia ter realizado um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Apresente argumentos bem fundamentados para validar sua tese!

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente