A greve é um direito trabalhista que, depois de muita batalha, está presente na Constituição de 1988. Ela defende a melhoria dos ambientes de trabalho, a qualidade do serviço e salários dignos. Em 2012, o Brasil está enfrentando diversas greves, inclusive a luta dos educadores por um ensino capaz de revolucionar a realidade brasileira que é bastante desigual e precária.
Sendo a economia do Brasil uma das maiores do mundo, não há justificativa para tanta desigualdade social. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo, os serviços públicos estão péssimos e as greves (como ocorreu com o movimento operário do ABC, em julho de 1917, em São Paulo e durante a Ditadura Militar, também nessa região, por exemplo) são meios eficientes para alcançar melhorias.
Nunca no cenário do país a educação dói [foi] levada a [à] sério. Sempre foi deixada de lado e sendo reprodutora de um sistema desumano (exemplo: os conteúdos obrigatórios sem levar em conta a realidade de cada região, o descaso com professores e estudantes, além da baixa remuneração de quem atua no setor). Tendo em conta esses fatores, observa-se que as greves nas universidades públicas são formas legais para a defesa de uma boa educação.
Desse modo, é necessária a participação dos estudantes nos movimentos grevistas para melhores resultados. Contando também com a compreensão de todos, pois apesar do atraso nos conteúdos, sem essas lutas, a educação continuaria precária e outras gerações seriam prejudicadas. Como diz Paulo Freire: “A educação sozinha não muda a sociedade; sem ela, tampouco a sociedade muda.”.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta, foi bem escrito e fez boas considerações. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar sua produção à excelência. Como chegar lá? Realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.), extrapole as ideias da coletânea e leia sempre!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |