Uma classe profissional adere à greve quando seus direitos não estão sendo atendidos. Greve é a paralisação de uma classe profissional que luta por melhores condições de trabalho. Professores e técnicos administrativos [técnicos-administrativos] de instituições de ensino federais do país recorreram ao movimento grevista para reivindicar seus direitos.
Já faz mais de dois meses que professores e técnicos administrativos paralisaram as atividades em quase todas as universidades e institutos federais do país. Eles paralisaram não só para reivindicar melhores salários, mas paralisaram também em prol de 10% do PIB para a educação, por melhores condições de trabalho para professores e técnicos administrativos, menor número de alunos por sala, melhores laboratórios, enfim [enfim,] por uma educação pública e de qualidade.
Toda ação tem uma consequência, á [à] medida que a paralisação é em prol de melhorias para a educação, milhares de estudantes estão sendo afetados e correm o risco de perder o ano letivo.
Porém, a educação pública federal no Brasil está sucateada e nunca foi prioridade para o governo, tanto é que a greve continua e a vez que o governo apresentou uma proposta aos professores, era simplesmente um retrocesso com perdas salariais. Então, esse movimento grevista é justo, pois é a única forma de pressionar o governo a valorizar a educação, a tratá-la de forma decente e expor a verdadeira situação da educação pública do país.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto falou do tema. No entanto, realizou uma abordagem simplista e superficial. Você poderia ter apresentado argumentos bem fundamentados que validasse sua posição e melhor discutisse a questão. Extrapole o senso comum e amplie sua linha argumentativa! Fuja do óbvio!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |