Atualmente [Atualmente,] cerca de 60 universidades federais estão em greve devido a vários fatores [fatores,] dentre eles, o descaso com o ensino público e a não valorização dos docentes. Com isso, muitos alunos estão sendo prejudicados, no entanto, por justa causa, pois só através de uma paralisação geral da educação pública brasileira é que as autoridades responsáveis por esse percalço irão se dar conta de que para atingir metas tão audaciosas como a de ser o primeiro país do mundo é necessário da [dar] valor e investimento a quem oferta o conhecimento,os professores,e a quem o recebe para ,a partir daí ,obter mão de obra qualificada interna e progredir sócio economicamente [socioeconomicamente]. Não é de agora que a educação brasileira passa por problemas relacionados à má qualidade de ensino. Essa dificuldade transcorreu o governo de vários presidentes que insistiram em maquiar o desenvolvimento da educação com propostas do tipo ‘‘saúde e educação para todos’’[todos",] enquanto que na prática o que ocorria era totalmente o oposto. Á [À] medida que países como a Espanha e os Estados Unidos estavam com o analfabetismo quase aniquilado [aniquilado,] o Brasil vivia medidas como o Mobral, que foi um dos maiores fracassos da educação brasileira, no qual o indivíduo só precisava aprender a ler e escrever para está apto a melhorar de vida. Em um contexto de política diferente, o país ainda possui programas educacionais desse modelo. Hoje, as universidades e institutos federais passam por vários problemas que são atrasos quando se compara as instituições brasileiras a de países desenvolvidos. A má qualidade da infra-estrutura [infraestrutura], a falta de laboratórios e bibliotecas e a baixa remuneração salarial dos professores tornam difícil o dia a dia dos estudantes que querem ser profissionais qualificados. Além do mais, nem 10% do PIB brasileiro é direcionado a [à] educação pública. Em meio a essa situação é perceptível que boa parte das greves que vêm ocorrendo nas instituições de ensino, atualmente, tem motivos cabíveis para está acontecendo. Enquanto as outras nações investem fortemente nesse âmbito da sociedade, que torna um país mais promissor, o Brasil se mantém quase que imóvel e ocupando posições insignificantes em rankings que avaliam o nível educacional de cada país. Por isso que para combater tais situações estão ocorrendo às [as] greves, as manifestações em reitorias e em outras sedes do governo, pois se o silêncio e a imobilidade se manterem [manterem,] tudo continuará da mesma forma.
Comentários do corretor
Suas colocações foram muito pertinentes e retrataram bem a problemática imposta pelo tema. No entanto, preocupe-se com períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula a fim de não comprometer a construção de sentido de seu projeto de texto, além de tornar seu texto de difícil leitura. Quanto mais claro e conciso for seu texto, melhor!
Continue lendo e produzindo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |