As greves sempre foram uma forma que as classes desprivilegiadas tiveram de reivindicar melhores condições de trabalhos, ou mesmo uma forma de protesto contra o sistema político vigente. Nos últimos meses [meses,] fomos surpreendidos com a paralisação maciça das universidades federais.
A falta de investimentos na educação pública brasileira é extremamente preocupante. O mesmo governo que se orgulha de dizer que o Brasil é a sexta maior economia do mundo não se preocupa nem um pouco em ter a 88º posição em educação, segundo o ranking de educação da UNESCO.
Os professores e demais funcionários grevistas não lutam só por melhores salários, mas também por melhorias nessas instituições, que tem [têm] sido negligenciadas há muito tempo. Os alunos são mais prejudicados pela falta de investimentos públicos nessas universidades do que pela greve em si.
Uma população educada, com um bom nível de raciocínio critico, não parece agradar ao nosso governo, pois o populismo em que ele se funda necessita de uma grande massa ignorante para se manter no poder. Como diria o filosofo [filósofo] Friedrich Nietzsche; “ Um político divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos.”.
A mudança deve partir de nós mesmos, não podemos ficar acomodados esperando melhorias. A greve é sim justificada, pois sem nenhuma atitude das partes prejudicadas a situação não poderia ser revertida. Se o Brasil tem alguma pretensão de se tornar um país desenvolvido um dia, vai ter de começar a investir na educação da sua população. Nunca atingiremos a mesma qualidade de vida da Noruega, por exemplo, enquanto todos não se derem conta da importância que uma base intelectual tem nesse processo.
Comentários do corretor
Seu projeto de texto foi bem escrito, atendeu à proposta e fez boas considerações. Faltou apenas um melhor trabalho com os recursos argumentativos ( citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer sua linha argumentativa e levá-la a ir além do óbvio.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |