Assim como a febre, que é explicada pelo simples fato de que algo está acontecendo de errado no corpo em espécie, tendo como consequência elevadas temperaturas e sensações imprevisíveis, a greve é da mesma forma. Maneira essa há muito é tomada por trabalhadores e coadjuvantes com o serviço público ou seus derivados quando seus direitos não são respondidos pelas autoridades de determinado meio. A greve nas universidades é um forte modelo de inadimplência oriunda do poder público educacional.
Há quase três meses de paralisação nas universidades públicas federais, professores reivindicam melhores propostas de salário e condições de trabalho qualitativas. Eles não estão errados. Lutar por seus devidos direitos não é crime. Muito pelo contrário, é dever! Afinal de contas, também são pais de família e por mérito exercem suas funções. O resultado disso é o afastamento indeterminado dos universitários que representam o futuro do Brasil, o que é inadmissível acontecer. Resultando em um efeito dominó.
Antigamente, se formar por uma universidade pública, ainda mais FEDERAL, era o destaque, tendo em vista seu peso curricular. Mas os tempos foram mudando em virtude da má qualidade educativa fornecida por tais instituições. O que gera uma desigualdade social para muitas pessoas, pois as que têm melhor poder aquisitivo podem optar por um ensino privado. Em contrapartida existem os de baixa renda que sem condições favoráveis ficam a desejar, muitas vezes enterrando seus sonhos por conta da discrepância que há em nossa sociedade justamente pela linha tênue educativa do Brasil.
Portanto, depois do que foi exposto como ideia argumentativa, torna-se óbvio então uma melhor gestão educacional. É necessário que haja pessoas ministrais que saibam gerir corretamente determinado âmbito com afinco. E para que isso ocorra torna-se obrigação primitiva da população ao eleger o representante de cargo maior: presidente, pois é dele que ocorre a disseminação de ministros.
Comentários do corretor
Seu texto foi bem escrito e fez boas considerações em torno da problemática do tema. No entanto, não houve extrapolação do recorte temático para levar sua produção à excelência. Dessa forma, procure realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) e extrapole as ideias propostas na coletânea.
Leitura é fundamental para aguçar a percepção crítica do indivíduo!
Sucesso!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |