Atualmente o numero [Atualmente, o número] de pessoas que querem ser professores vem diminuindo, os alunos dizem que as principais causas disso são o stress,e [estresse e ] porque eles não recebem um salario [salário] digno de seu trabalho, com isso ocorrem as greves em busca de melhorias no trabalho.
Há mais de 80 dias os professores estão em greve nas universidades, o que prejudica bastante os alunos do superior [ensino superior], pois além de atrasar os estudos [estudos,] depois da volta às aulas o calendário terá que ser reorganizado, que agora está previsto para acabar só em 2013.
Com a greve que ainda pode continuar [continuar,] os professores tiveram uma grande conquista com reajuste minimo [mínimo] de 25% a 40% até 2014, e [2014 e] redução no numero de níveis de carreira de 17 para 13.Alguns professores não concordam e dizem que o governo está sendo incoerente.Com tudo isso [isso,] os alunos mais prejudicados são os que vão terminar a graduação e começar o mestrado, estes mesmos dizem que agora o tempo vai aumentar prejudicando sua formação.
As greves de professores, são [professores são] a principal alternativa para uma busca de melhorias, mas para que ela não prejudique os alunos, e [alunos é] importantíssima a participação do governo, com o principal objetivo de colaborar nas propostas dos professores, essa é a unica [única] solução democrática que não prejudique nenhum dos lados nem o da educação.
Comentários do corretor
Seu texto atendeu à proposta, porém, realizou uma abordagem simplista e superficial do tema. Faltaram fatos e exemplificações concretas para comprovar sua tese, além de maior senso crítico para analisar a questão. No mais, atente-se à adequação às normas gramaticais.
Leitura é fundamental!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |