Greve: mecanismo do bem ou do mal - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 06/08/2012

Status:

Corrigida
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Em meio a uma sociedade que ainda tem muito a desenvolver, vários setores a receber melhores investimentos, vez por outra passa por paralisações em diversas áreas desde saúde a [à]educação.

Essas paralisações, as tão famosas greves, acontecem devido haver a necessidade de reivindicar condições trabalhistas mais justas e aumentos salariais mais dignos por parte da classe responsável por prestar serviço nos diversos âmbitos de atuação que muitas vezes trabalha em ritmo escravista e sem o menor acesso a seus direitos.

Se por um lado as greves tendem a trazer alguma melhoria para quem a utiliza, por outro pode ser responsável por conseqüências calamitantes para quem precisa de certo atendimento e acaba sem recebê-lo. Na educação [educação,] este tipo de mecanismo retardará as atividades e acabará atrasando a formação de diversos estudantes. Futuros médicos, advogados e diversos outros profissionais passam a ter de esperar por um período ainda maior para saírem da faculdade e ingressarem no mercado de trabalho.

As greves acabam sendo o meio mais acessível e até mesmo mais significativo a diversos profissionais para reivindicar direitos [direitos,] seja ao governo ou a seus patrões. Estes profissionais sonham em por meio destes métodos tornar mais humanizada sua profissão e a forma que esta atua diretamente no cidadão. Que estas greves acontecem aos montes não se pode negar, muito menos impedir que aconteçam, afinal é direito de qualquer profissional. Seria mais útil que órgãos responsáveis por administrar os setores paralisados procurassem atender na medida do possível as reivindicações de forma a resolvê-las e não apenas procurar medidas que atenuem uma situação que futuramente desencadeará novamente uma greve.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta ao mobilizar ideias a fim de abordar a problemática imposta. No entanto, sua argumentação não extrapolou o óbvio. Dessa forma, amplie sua criticidade a fim de melhor discutir e analisar as questões que o recorte temático favorece. Além disso, mobilize fatos e exemplificações concretas que comprovem suas colocações.

Leitura é fundamental!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente