Atualmente, é notória a crise de paralisações no ensino federal do nosso País. A maioria dos docentes luta pelos seus direitos como educadores, participando de movimentos grevistas que buscam manifestar as suas reivindicações.
Revisão no plano de carreira e ajuste salarial são os assuntos que se destacam nessa discussão. Os professores lutam por um plano de carreira digno de satisfação. Além disso, tentam convencer o governo quanto ao reajuste salarial. Eles têm obtido resposta em relação a esses problemas?
São comuns os movimentos grevistas em diferentes áreas. Essas manifestações são formas de conscientizar as autoridades acerca dos problemas que afetam a organização e estruturação de uma sociedade. O que vemos no Brasil é um descaso! Os governantes não se interessam pela educação dos cidadãos.
A única forma de tornar visível este problema é lutar pelos direitos que nos são outorgados! As greves são meios de divulgação e combate ao desinteresse do governo em mudar o estado da educação brasileira. Somos cidadãos! Temos o dever de cumprir as nossas responsabilidades, entretanto precisamos de uma resposta positiva. Nosso esforço não é uma mera vontade. Queremos ser pessoas conscientizadas.
Discutir, debater e pôr em prática medidas de aperfeiçoamento para a educação, são formas de amenizar ou até acabar com os problemas de paralisações no Brasil. Quem dera se houvesse mudanças em nossa educação. Com certeza, não seria necessário optar pela greve como forma de alertar as autoridades.
José Fernandes*
Comentários do corretor
* Não assine sua redação. A maioria dos vestibulares zera redações assinadas!
Seu projeto de texto se desenvolveu de forma clara e foi bem escrito. Contudo, faltaram fatos e exemplificações concretas para dar força à sua linha argumentativa. Realize um melhor trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.). Fuja do óbvio e da abordagem simplista!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |