o contraste brasileiro - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 05/08/2012

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil está passando por um auge na economia,ultrapassando grandes potências mundiais,como:Inglaterra [como a Inglaterra],entretanto,nosso sistema educacional está fadado ao fracasso,isso justifica à [a] greve dos professores das universidades federais,que ultrapassa o segundo mês de greve* .Dessa forma,precisamos reivindicar o direito de aprendizagem,todavia,estamos acostumados a esperar pelos politicos,que não tomam atitudes convincentes.

A greve está ao nosso redor há bastante tempo,mas são poucas que conseguem seu objetivo esperado,como: Às [As] greves operárias,que são clássicas em nossa sociedade.Como já dizia, karl marx:o estado [já dizia Karl Marx, o Estado] está ao lado dos burgueses,e acabam [burgueses e acaba] esquecendo de ajudar a classe pobre,neste sentido, seria uma justificativa para à [a] greve das universidades,porque a classe burguesa precisa de mão-de-obra [mão de obra] barata, para [barata para] pagar baixos salários,enquanto, às pessoas [enquanto as] que buscam o ensino superior público, são [público são] privadas de uma boa educação.

Vivemos a sociedade do consumismo,anti-ética e o egocêntrismo [antiética e egocentrismo],então, surge a pergunta: Os professores estão em busca da qualidade do ensino superior no Brasil ou interessados no aumento de salário?Devemos, primeiramente,buscar o senso comum,pois existem professores que são empenhados para ultrapassar o melhor de si,para seus alunos,enquanto,outros buscam [enquanto outros buscam] a preguiça,e acabam [preguiça e acabam] recebendo o salário final do mês.Dessa forma,precisamos entender o ambiente de trabalho,que na maioria das vezes é precário,para assim,afirmar [assim afirmar] os interesses das greves dos professores.

O Brasil está submetido ao consenso de washington [Washington],que sugere que seja aplicado 10% do dinheiro brasileiro em educação,pouquíssimo,para uma população vasta como a nossa,entretanto,não fazemos nada para impedir essa situação,estamos mais preocupados com o que vai acontecer na novela,com a vida do vizinho,com o dinheiro para comprar uma roupa da moda,enquanto,nossa [enquanto nossa] educação está precária.Deveríamos ter o fôlego para brigar por uma boa educação, igual às pessoas que são a favor da legalização da maconha,que fez uma passeata que contou com um número significativo de pessoas.

Portanto,devemos buscar o nosso direito à educação,pois chegamos ao extremo do desreipeito [desrespeito] ,para acabar com greves que prejudica [prejudicam] estudantes,assim como,professores.

Comentários do corretor


Você mobilizar ideias para argumentar em prol de sua tese sobre o tema. Porém, seu texto não respondeu à problemática do recorte temático: a greve é um instrumento válido de reivindicação? Trazer fatos ligados à problemática da educação no Brasil é válido, só que tenha cuidado para não perder o foco do tema, que era a questão da greve. Além disso, precupe-se com a clareza de seu texto, realize um melhor uso dos sinais de pontuação.

* A repetição do termo era desnecessária.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente