Greves e a educação brasileira - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 05/08/2012

Status:

Corrigida
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Sobre o tema greve entende-se como a paralisação simultânea do trabalho, dada pela insatisfação dos trabalhadores de uma determinada classe. No Brasil, onde a qualidade de ensino é baixa, nos deparamos ainda com a recente greve das universidades federais. E alguns fatores certamente têm contribuído para essa mobilização.

As lutas de professores em busca de reivindicações, melhorias salariais, fazem com que muitos (vale para qualquer classe trabalhadora) recorram a greves como meio de protesto. A parte negativa nisso é que muitos estudantes estão sendo prejudicados com as greves. A falta de ensino público de qualidade, ligados a falta [qualidade ligado à] de investimentos no setor de ensino tem sido um dos fatores que levaram a essas mobilizações, entre outras.

Se o contexto em que se vive hoje nos impõe uma péssima qualidade nas condições de trabalho [trabalho,] não há mal em protestar aliais, [protestar, aliás,] a greve e seus movimentos se tornaram muito populares no mundo atual. A greve está em prol dos direitos pelo qual [pelos quais] lutamos. Melhorar as condições dos professores irá melhorar sim a qualidade de ensino.

Claro, não será o suficiente, mas, a greve, mesmo que por um tempo possa causar prejuízos, pela pressão trabalho/capital acordos, em sua maioria, benéficos são [benefícios serão] feitos. Mesmo assim não podemos nos esquecer que é necessário investir na educação brasileira, frágil e pouco reconhecida.

Greve, como se vê, tem seus altos e baixos. Entendida como uma forma protestante, precisamos valorizar mais os educadores, investir em reformas nas estruturas escolares. Nossa educação enfrenta muitas dificuldades, precisamos valorizar mais, principalmente por parte do governo com investimentos. Pois um país não é nada sem educação.

Comentários do corretor


Seu projeto de texto atendeu à proposta ao desenvolver um projeto de texto para retratar a questão. No entanto, vá além do óbvio ao tecer uma linha argumentativa que extrapole o recorte temático. Realize um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.).

Continue lendo e produzindo!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente