Professor brasileiro, gasto ou investimento? - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 05/08/2012

Status:

Corrigida
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Por que os professores deveriam ficar calados diante da péssima qualidade do ensino público brasileiro? Diante dos péssimos salários e condições de trabalho? Os professores no nosso país não são valorizados. A educação brasileira não é também levada a sério. A greve nas universidades federais deve ser encarada como uma luta pela melhoria do ensino superior no Brasil, por mais que milhares de estudantes estejam sem aulas, ainda sim é a melhor opção.

A nossa educação vai de mal a pior, as condições de salários oferecidas aos professores e a infraestrutura oferecida aos universitários são horríveis. Todos os anos de eleições existem muitas propostas para a mudança desse quadro, mas durante o mandato da maioria dos políticos não se vê nenhum projeto sólido e eficiente na área educacional. Não tem como não se indignar diante dessa realidade [realidade,] haja vista que tem dinheiro público suficiente e este deveria ser destinado a deficiente educação brasileira. É visível a falta de interesse por parte do governo no âmbito educacional, pois, além de não ter projetos fortes nessa área destinada ao ensino superior, ainda não conseguiram acabar com essa greve atendendo as justas exigências dos professores, que estão certos em estar cobrando pelo direito de terem salário e condições de trabalho digna. Será que os políticos brasileiros não veem que professor não é gasto e sim investimento?

Urge a necessidade de o governo atender as reivindicações dos professores, investirem na construção e na melhoria de universidades federais e destinar pelo menos 10 % do PIB para a área educacional. Até quando o Brasil continuará priorizando outros setores em detrimento da educação?

Comentários do corretor


Seu projeto de texto foi bem escrito e soube realizar bons questionamentos acerca da problemática imposta. Porém, você poderia ter ampliado sua discussão a fim de ir além de uma abordagem superficial. Realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.)  a fim de enriquecer seu projeto de texto! Para chegar à excelência é preciso extrapolar o recorte temático!


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente