Se o futuro do país é a educação,qual o futuro da educação? - Banco de redações


Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

Enviada em: 05/08/2012

Status:

Corrigida
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Mudar é difícil,porém possível e necessário.É nesse fundamento que as paralisações das universidades federais do país,despertam [país despertam] a precarização da estrutura de docência pública.Pois,as autoridades políticas pouco contribuem para alavancar a eficácia da rede estatal de ensino.Assim,o que era regra para o progresso nacional passa a ser uma exceção.

Sabe-se,que [Sabe-se que] a mobilização dos docentes e suas demandas é o''grito''para despertar a atual conjuntura do sistema público educacional do país.Visto que,as [que as] reivindicações são mais do que carências salariais,ascensões de carreira dos docentes e melhoria na estrutura das universidades,como a impetração de um orçamento exclusivo para a educação pública. O pne [PNE] (plano nacional para a educação),que prevê 10% do pib [PIB] nacional para a melhoria do ensino no Brasil,fato que beneficiaria a população como um todo.Porém,muitos dos nossos governantes observam essa medida como gasto e não como investimento.

Percebe-se,a  [Percebe-se a] falta de prioridade em investimentos na qualidade de ensino público por parte das autoridades políticas.Para alguns,seria mais vantajoso se preocupar com a crise internacional,superávit primário e outros interesses econômicos,do que a educação que é o veículo para o progresso e futuro do nosso país.Segundo Guido Mantega(ministro da fazenda),o aumento de 10% para o ensino iria ''quebrar o estado brasileiro''(folha de são paulo).Assim,estaríamos conduzidos à contramão do crescimento e do bem-estar social.

Contudo,a neutralização dos complexos acadêmicos federais é uma demonstração de que a mudança do país passa pelo ensino.A educação será prioridade quando a sociedade exigir e houver conscientização das partes envolvidas.

Comentários do corretor


Seu texto atendeu à proposta e fez boas colocações em torno da problemática imposta. No entanto, faltou uma discussão mais crítica acerca das questões que envolvem a greve em si. Além disso, procure realizar um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, comparações, contraposições, fatos, dados, exemplos, retrospectivas históricas etc.) para enriquecer seu projeto de texto.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente